Friday, November 26, 2010

Personalidades criam associação de solidariedade lusófona

Ex-ministros do Governo socialista, políticos de vários partidos e outras personalidades criaram uma nova associação para promover ações de solidariedade no espaço lusófono, um projeto que será apresentado na segunda-feira em Lisboa.

«O objetivo da associação Karingana Wa Karingana, que significa, em português, 'era uma vez' é promover ações de apoio, solidariedade, cooperação e desenvolvimento junto dos povos, comunidades e países de expressão portuguesa, espalhados pelo mundo», explica, em comunicado enviado à Lusa a direção daquela estrutura, que inclui nos seus órgãos sociais nomes como Mário Lino, Manuel Pinho, Basílio Horta, José Miguel Júdice, Telmo Correia e Miguel Frasquilho.

A associação é presidida por Tiago Bastos, quadro do Millenium BCP, que foi o diretor da campanha socialista para Lisboa nas últimas eleições legislativas.

A primeira ação, já em preparação, da associação Karingana Wa Karingana é a recolha de livros para um país lusófono,«selecionados de acordo com as necessidades concretas»desse país, explicou à Lusa fonte da direção da associação.

Mário Lino, ex-ministro das Obras Públicas do anterior Governo de José Sócrates é o presidente da mesa da Assembleia, que conta ainda com os nomes do advogado José Miguel Júdice e da socialista Edite Estrela.

Já o presidente do conselho consultivo é Basílio Horta, presidente da AICEP - Agência para o Investimento e Comérico Externo de Portugal, no qual participam também Carlos Zorrinho, secretário de Estado da Energia e da Inovação, Elza Pais, secretária de Estado da Igualdade, a atriz e deputada Inês de Medeiros, Teresa Ricou, a primeira mulher palhaço em Portugal, o jornalista Nicolau Santos e o deputado do CDS-PP Telmo Correia.

«A Associação conta com pessoas cujo relevante contributo público se estende ao mundo da cultura, das artes, da música e do espetáculo, do voluntariado, da política, entre muitos outros domínios da sociedade portuguesa», adianta o documento.

O comunicado sublinha que a estrutura tem como único propósito«promover o voluntariado, agrupando pessoas e entidades interessadas em desenvolver a conceção, execução e apoio relativamente a programas e ações de cariz social, cultural, económico e outras, no âmbito da solidariedade, cooperação e desenvolvimento, para com os povos e comunidades lusófonas».

Já o conselho fiscal tem como presidente o ex-ministro da Economia do anterior executivo de José Sócrates, Manuel Pinho. Neste orgão da associação estão também o deputado do PSD Miguel Frasquilho e Luís Nazaré, ex-presidente da Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações e atual professor do ISEG.

O projeto desta associação sem fins lucrativos será apresentado na Câmara Municipal de Lisboa.

Sol

No comments:

Post a Comment